quinta-feira, 19 de maio de 2016
Todos sabemos o quão importante e comemorado foi a decisão da Microsoft de deixar seu Xbox One retro-compatível com os games da geração passada, em uma lista que cresce de tempos em tempos. Mas a liberdade que a Microsoft está dando aos desenvolvedores permitiu que a “viagem ao passado” fosse maior, nos levando aos anos dourados de Windows 95 e Duke Nukem 3D.
O Windows 95 é o sistema “das coisas”: não é difícil ver o sistema que definiou a Microsoft como a gigante que é em relógios como o Apple Watch e o Android Wear, que agora também “chega” ao Xbox One. A intenção não é a de impressionar com a técnica, como andam fazendo com Doom, que roda em quase tudo, de impressora até motosserra, mas sim de permitir que o console da Microsoft se torne um interessante emulador do S.O. que nos ofereceu muitos jogos clássicos.


O responsável pela façanha atende pelo nome de vcfan no Youtube, e com uma versão universal do DOSBox, fez a instalação. Como é de conhecimento da galera das antigas, oWindows 95 caminhava em paralelo com o DOS, sendo preciso até digitar em alguns computadores comandos para iniciar o sistema das janelas no computador. Com isso, a instalação do Windows fica mais fácil, e com o poder do Xbox One, tudo roda de maneira fluída e funcional.

Veja um pouco do sistema iniciando e rodando Duke Nukem 3D. Não é algo que você irá ver em breve nas lojas da Microsoft, mas já vale pela nostalgia:

E a polêmica ficou ao final do vídeo, com o emulador ZNES sendo iniciado… Será que aMicrosoft vai deixar o seu console virar um local de armazenamento e jogatina das ROMs da Internet? Vamos ter que esperar pra ver… E o jogo não roda lá aquelas coisas, mas é explicado pelo responsável que ele ainda está usando parte dos recursos do console.

E se ficou com saudade do Windows 95, sem problemas. Uma versão do S.O. da Microsot está disponível para uso direto do navegador. Basta acessar este link e esperar o sistema iniciar.


Via (The Verge)
Related Posts Um Nerd Disse...

FACEBOOK

ARQUIVO

Nossa Playlist

VEJA TAMBÉM

Google+

Tecnologia do Blogger.