Aprenda a rodar os jogos de Wii e GameCube diretamente no PC.

Recentemente, a notícia de que a Nintendo, ao menos por enquanto, não pretende mais distribuir seus produtos de forma oficial aqui no Brasil pegou algumas pessoas de surpresa. Afinal, como uma empresa tão querida pelos brasileiros poderia deixar de atuar em um mercado gigantesco como o nosso? Lembrando que essa medida não inclui apenas os jogos, mas também os acessórios e os próprios consoles da empresa.

Mesmo que essa manobra da Big N não seja novidade em nosso país, algumas pessoas já há muito tempo dão um jeito de “contornar” a falta de um console da empresa em suas casas. Usando emuladores, é possível executar games de várias plataformas, inclusive algumas das mais recentes lançadas pela Nintendo. Neste post, ensinarei os passos para rodar os jogos do GameCube e Wii no PC utilizando o Dolphin.



Conhecendo o Dolphin

O Dolphin é um emulador de código aberto para GameCube e Wii que foi desenvolvido para ser executado nas plataformas Windows, Linux e Mac OS X. Este foi o primeiro programa comercial a rodar com sucesso títulos dos dois consoles e ainda hoje é o único a conseguir reproduzir games do Wii.

Seu nome, que traduzido para o português significa “golfinho”, faz referência ao Nintendo Dolphin, codinome do GameCube na época de seu desenvolvimento. A manutenção e criação de novas funcionalidades para esse programa são encaradas como um projeto sério por pessoas do mundo todo, que contribuem para a disseminação e melhoramento do software.


Requisitos de sistema:

Como o próprio site informa aos que pretendem executar o Dolphin em seus PCs, o programa pode se comportar de forma bastante diferente dependendo do título que se quer jogar. Afinal, cada game roda do seu jeito, exigindo aspectos diferentes do console que está sendo emulado.

Portanto, os requisitos a seguir, mesmo que atendidos em sua plenitude, podem não oferecer uma experiência de jogo perfeita. Mesmo utilizando um hardware muito bom, alguns games podem apresentar problemas, enquanto outros são executados normalmente. No final desta matéria, separamos um guia sobre a compatibilidade do Dolphin.


Requisitos mínimos de sistema:
Sistema operacional: Windows Vista (ou superior), Linux, Mac OS X Lion (ou superior), FreeBSB e Android
Processador: Pentium 4 ou Athlon64 (ou processador com suporte às instruções SSE2 com no mínimo 2,5 GHz)
Placa de vídeo: qualquer GPU que tenha suporte ao DirectX 9, OperGL 3 e Pixel Shader 3.0
Memória RAM: 2 GB

Requisitos recomendados de sistema:
Sistema operacional: Windows 7 (64 bits)
Processador: Intel i5-2500 ou superior
Placa de vídeo: AMD Radeon HD6850 ou equivalente com suporte ao DirectX 11
Memória RAM: 4 GB ou mais


Instalação do Dolphin

Para ter o Dolphin no seu computador, recomenda-se escolher a versão estável mais recente do software e proceder com os passos normais do instalador (nada de pegadinhas). Na página de download, há também opções que ainda se encontram em desenvolvimento, alternativas dedicadas àqueles que pretendem desfrutar das atualizações mais recentes ao custo de uma menor estabilidade.

Para o Windows, a versão estável 4.0.2 pode ser baixada através destes links: Windows x64 e Windows x86. No caso do Mac OS X e Ubuntu 13.04, o Dolphin ainda está em sua versão 4.0. Vale ressaltar que o suporte aos sistemas operacionais de 32 bits está sendo abandonada pelo programa, situação que já acontece nas opções em desenvolvimento.


Configuração do Dolphin

Quem já experimentou rodar um emulador no computador sabe como a parte de configuração pode ser complicada. Porém, o Dolphin, totalmente em português, oferece opções muito intuitivas e fáceis de lidar. Na maioria das vezes, entretanto, não é preciso fazer nada: basta apenas selecionar o game e sair jogando.

Porém, se você está enfrentando problemas de performance (uma vez que o Dolphin não é um programa exatamente leve de rodar), há algumas configurações que podem melhorar o desempenho do emulador.


No menu Configurar, deixe marcadas as opções Ativar Modo de Dois Núcleos (Aumento na velocidade) e Ativar Idle Skipping (Aumento na velocidade). Em Modo de Emulação do CPU, deixe marcado Recompilador JIT (Recomendado).


No menu “Gráficos”, as opções são bem mais variadas. Em “Backend”, a alternativa com a melhor qualidade vai depender do jogo. Portanto, vai ser preciso testar para achar a opção ideal. Em “Resolução Interna”, recomenda-se deixá-lo em “Auto - (Múltiplo de 640x528)”.

Também é bom deixar desabilitadas as opções “Não permite o acesso da CPU ao EFB”, “Desabilitar Destination Alpha” e “Decodificador de Texturas OpenMP”. Já os itens “Ignorar Mudanças de Formato” e “Cálculo Rápido de Profundidade” podem ficar marcados.


Em “DSP”, opção destinada às configurações de som, deixe marcado “Emulação HLE do DSP (rápido)” e desmarcado “DSPLLE em um Thread Separado”.
Configuração do controle

O menu “GCpad” oferece as configurações do controle tradicional do GameCube que podem ser utilizadas diretamente no teclado. Caso você tenha o acessório original e um adaptador para o PC, estes dispositivos se conectam automaticamente e funcionam sem a necessidade de fazer ajustes.

Porém, se você quer provar a experiência verdadeiramente fornecida pelo Wii com o controle sem fio e sua leitura de movimentos, vai ser preciso “trabalhar” um pouco mais. Antes de tudo, vale ressaltar que é necessário (obviamente) ter o Wii Remote, um adaptador Bluetooth e um sensor de infravermelho que vai fazer a vez da Sensor Bar. Além disso, o Dolphin já possui suporte ao Wii Motion Plus, acessório adicional ao controle.


Ao conectar o adaptar Bluetooth no computador, o Windows vai automaticamente instalar o driver para que o dispositivo funcione. Porém, o sistema operacional, por padrão, não consegue reconhecer o sinal emitido pelo Wii Remote. Para conseguir isso, instale um dos seguintes softwares (o funcionamento vai depender do tipo e modelo do adaptador Bluetooth): o BlueSoleil ou o Bluetooth Stack.

Já o sensor infravermelho, que geralmente acompanha um adaptador próprio (quando for sem fio), não exige a instalação de softwares adicionais. Depois que um dos programas acima reconhecer o Wii Remote, o sensor passará a capturar os movimentos do controle automaticamente depois que um jogo for iniciado. Caso o Dolphin ainda não tenha reconhecido o acessório, o menu “Wiimote” do programa oferece opções para configuração e calibração que podem resolver o seu problema.


Onde conseguir os jogos?

Caso você não tenho os jogos originais, não vai conseguir executá-los sem ter que recorrer à pirataria. Apesar de a Nintendo considerar a extração da ROM das mídias físicas um procedimento ilegal, de acordo com a Lei de Programa de Computador nº 9.609/98, que diz respeito à proteção de direitos autorais, a única forma de esse conteúdo ser legal é quando a pessoa possui o game (comprado legalmente) e o utiliza no computador como backup do jogo original.

Para extrair um arquivo ISO com um Wii, você precisará do Homebrew Channel, um programa para carregar aplicações não oficiais no console da Nintendo. Com ele instalado, será possível rodar softwares como o CleanRip, dedicado à extração do conteúdo da mídia física para um arquivo ISO.


Resumo da ópera:
Baixe e instale o Dolphin...
Configure o programa...
Configure os controles do Wii, GameCube ou teclado/mouse...
Escolha uma ROM de algum jogo que você possua...
Execute o jogo e se divirta!

Screenshots

Para você que ficou com vontade de jogar os games de Wii e GameCube diretamente no seu PC, apresentamos, a seguir, mais um motivo para sentir ainda mais vontade de experimentar esse emulador.

Uma coletânea gigantesca de screenshots de títulos rodando no Dolphin, mostrando que não há perda de qualidade nas imagens se o emulador estiver bem configurado. Vale ressaltar que o resultado final também vai depender do hardware de sua máquina, podendo oferecer uma qualidade visual melhor ou pior, dependendo de suas configurações.

Beyond Good & Evil


Call of Duty: Modern Warfare 3


F-Zero GX


Kirby's Return to Dreamland


Little King's Story


Luigi's Mansion


Mario Kart Wii


Megaman X: Command Mission


Metroid Prime


Metroid Prime 3: Corruption


Monster Hunter Tri


Okami


Paper Mario: The Thousand Year Door


Pokepark 2


Skylanders


Sonic Colors


Starfox Adventures


Super Mario Sunshine


Tales of Symphonia


Wii Sports Resort


Lista de títulos que rodam perfeitamente:

Entre a enorme quantidade de títulos testados pelos administradores do Dolphin e pela comunidade, alguns se destacam por conseguir rodar perfeitamente no emulador. Estes games não apresentaram nenhum problema durante a jogatina, correspondendo a 10,9% de todos os jogos testados.

A seguir, separamos apenas alguns títulos do GameCube e do Wii para os leitores terem uma ideia do que podem experimentar sem lidar com problema algum. Lembrando que essa lista poderia ser muito mais extensa caso eu quisesse colocar todos os jogos.

Alguns títulos do GameCube que rodam perfeitamente:

Alguns títulos do Wii que rodam perfeitamente:

Lista de títulos que estão jogáveis:

Categoria que corresponde à maioria dos títulos disponíveis para o Dolphin, os considerados jogáveis são aqueles que funcionam normalmente, mas com algum problema gráfico ou de áudio. Apesar disso, os games podem ser jogados até o fim sem grandes dificuldades.

Os títulos jogáveis compõem 71,5% de todos os que foram testados pela comunidade ou desenvolvedores do emulador. Já que essa lista é muito mais extensa do que os games que rodam perfeitamente, separamos uma quantidade respeitável de jogos que podem ser aproveitados com um mínimo de problemas.

Alguns títulos do GameCube jogáveis:

007: Agent Under Fire
007: Everything or Nothing
007: From Russia with Love
007: Nightfire
1080° Avalanche
2002 FIFA World Cup
4x4 EVO 2
Animal Crossing
Baldur's Gate: Dark Alliance
Barbarian
Barnyard (GC)
Batman Begins
Batman: Dark Tomorrow
Beyblade VForce: Super Tournament Battle
Beyond Good & Evil
BloodRayne
Bomberman Land 2
Burnout 2: Point of Impact
Conan
Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex
Crash Tag Team Racing
Crazy Taxi
Digimon Rumble Arena 2
Dragon Ball Z: Budokai
Enter the Matrix
Fantastic 4
Final Fantasy Crystal Chronicles
Finding Nemo
Fireblade
Gladius
GoldenEye: Rogue Agent
Gun
Happy Feet (GC)
Harry Potter and the Chamber of Secrets
Harry Potter and the Goblet of Fire
Harry Potter: Quidditch World Cup
Harvest Moon: A Wonderful Life
Hot Wheels Velocity X
Lego Star Wars II: The Original Trilogy
Lego Star Wars: The Video Game
Luigi's Mansion
Madagascar
Mario Kart: Double Dash?
Mario Party 4
Mario Superstar Baseball
Medal of Honor: European Assault
Medal of Honor: Frontline
Mega Man Anniversary Collection
Metal Arms: Glitch in the System
Metal Gear Solid: The Twin Snakes
Metroid Prime (GC)
Metroid Prime 2: Echoes (GC)
Metroid Prime 2: Echoes Bonus Disc
Micro Machines
Minority Report: Everybody Runs
Monsters Inc. Scream Arena
Mortal Kombat: Deadly Alliance
Naruto: Clash of Ninja
Naruto: Clash of Ninja 2
Need for Speed: Carbon (GC)
Need for Speed: Most Wanted
Need for Speed: Underground
Need for Speed: Underground 2
One Piece: Grand Adventure
One Piece: Grand Battle!
One Piece: Grand Battle! 3
One Piece: Pirates' Carnival
One Piece: Treasure Battle!
Open Season (GC)
Pac-Man Fever
Pac-Man World 2
Pac-Man World 3
Paper Mario: The Thousand-Year Door
Peter Jackson's King Kong: The Official Game of the Movie
Phantasy Star Online Episode I & II
Phantasy Star Online Episode I & II Plus
Pikmin (GC)
Pikmin 2 (GC)
Pokémon Colosseum
Pokémon XD: Gale of Darkness
Power Rangers: Dino Thunder
Prince of Persia: The Sands of Time
Prince of Persia: The Two Thrones
Prince of Persia: Warrior Within
Rampage: Total Destruction (GC)
Ratatouille (GC)
Rayman Arena
Resident Evil
Resident Evil 2
Resident Evil 3: Nemesis
Resident Evil 4
Resident Evil Code: Veronica X
Resident Evil Zero
Robots
Rocky
Rugrats: Royal Ransom
Samurai Jack: The Shadow of Aku
Scooby-Doo! Unmasked
Serious Sam: Next Encounter
Shadow the Hedgehog
Sonic Adventure 2: Battle
Sonic Heroes
Sonic Mega Collection
Sonic Riders
Spider-Man 2
Super Mario Strikers
Super Mario Sunshine
Super Monkey Ball
Super Monkey Ball 2
Taxi 3
Teen Titans
Teenage Mutant Ninja Turtles 2: Battle Nexus
Teenage Mutant Ninja Turtles 3: Mutant Nightmare
The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe
The Hobbit
The Incredibles
The Legend of Spyro: A New Beginning
The Legend of Zelda: Collector's Edition
The Legend of Zelda: Ocarina of Time Master Quest
The Legend of Zelda: The Wind Waker
The Legend of Zelda: Twilight Princess (GC)
The Lord of the Rings: The Return of the King
The Lord of the Rings: The Two Towers
The Simpsons Hit & Run
The Sims
The Sims 2
TimeSplitters 2
TimeSplitters: Future Perfect
Tom Clancy's Rainbow Six: Lockdown
Tom Clancy's Splinter Cell
Tomb Raider: Legend
Tony Hawk's Underground
Tony Hawk's Underground 2
Ultimate Spider-Man
Vexx
X2: Wolverine's Revenge
X-Men Legends
X-Men Legends II: Rise of Apocalypse
X-Men: Next Dimension
Yu-Gi-Oh! The Falsebound Kingdom

Alguns títulos do Wii jogáveis:

A Boy and His Blob
Alone in the Dark
Animal Crossing: City Folk
Arc Rise Fantasia
Arctic Tale
Back to the Future: The Game
Bakugan: Defenders of the Core
Baroque
Batman: The Brave and the Bold
Battalion Wars 2
Battleship
Blast Works: Build, Trade, Destroy
Bleach: Shattered Blade
Bomberman Land
Call of Duty: Black Ops
Call of Duty: Modern Warfare - Reflex Edition
Call of Duty: Modern Warfare 3
Call of Duty: World at War
Calling
Captain Rainbow
Castlevania Judgment
Chicken Blaster
City Builder
Cruis'n
CSI: Deadly Intent
Dawn of Discovery
Dead Rising: Chop Till You Drop
Dead Space: Extraction
Deadly Creatures
DiRT 2
Donkey Kong Jungle Beat (Wii)
Dragon Ball: Revenge of King Piccolo
Dragon Blade: Wrath of Fire
Dragon Quest Monsters: Battle Road Victory
Dragon Quest Swords: The Masked Queen and the Tower of Mirrors
Epic Mickey
Epic Mickey 2: The Power of Two
FIFA Soccer 10
FIFA Soccer 12
Final Fantasy Crystal Chronicles: Echoes of Time
Final Fantasy Crystal Chronicles: The Crystal Bearers
Final Fantasy Fables: Chocobo's Dungeon
Fire Emblem: Radiant Dawn
Fullmetal Alchemist: Daughter of the Dusk
Fullmetal Alchemist: Prince of the Dawn
Geometry Wars: Galaxies
GoldenEye 007
Harry Potter and The Deathly Hallows: Part 1
Harry Potter and The Deathly Hallows: Part 2
Harry Potter and The Half-Blood Prince
Harry Potter and The Order of The Phoenix
Harvest Moon: Animal Parade
Harvest Moon: Tree of Tranquility
Heavenly Guardian
Legend of the Dragon
Lego Batman 2: DC Super Heroes
Lego Harry Potter: Years 1-4
Lego Harry Potter: Years 5-7
Lego Indiana Jones 2: The Adventure Continues
Lego The Lord of the Rings
Madden NFL 12
Madden NFL 13
MadWorld
Mario & Sonic at the London 2012 Olympic Games
Mario & Sonic at the Olympic Games
Mario & Sonic at the Olympic Winter Games
Mario Kart Wii
Mario Party 8
Mario Sports Mix
Marvel: Ultimate Alliance
Marvel: Ultimate Alliance 2
Medal of Honor: Heroes 2
Metal Slug Anthology
Metroid Prime (Wii)
Midnight Bowling
Mini Ninjas
Monster Hunter Tri
NBA 2K13
Need for Speed: Carbon (Wii)
Need for Speed: Nitro
Need for Speed: ProStreet
Need for Speed: Undercover
New Super Mario Bros. Wii
One Piece Unlimited Cruise 1: The Treasure Beneath the Waves
One Piece Unlimited Cruise 2: Awakening of a Hero
One Piece: Unlimited Adventure
Pandora's Tower
Pikmin (Wii)
Pikmin 2 (Wii)
Pokémon Battle Revolution
PokéPark Wii: Pikachu's Adventure
Prince of Persia: Rival Swords
Prince of Persia: The Forgotten Sands
Pro Evolution Soccer 2012
Ratatouille (Wii)
Rayman Origins
Resident Evil Archives: Resident Evil Zero
Resident Evil: The Darkside Chronicles
Rise of the Guardians
Rune Factory Frontier
Rune Factory: Tides of Destiny
Samurai Warriors 3
Sniper Elite
Sonic & Sega All-Stars Racing
Sonic and the Secret Rings
Sonic Colors
Sonic Riders: Zero Gravity
Sonic Unleashed
Super Mario All-Stars: 25th Anniversary Edition
Super Mario Galaxy
Super Mario Galaxy 2
Super Monkey Ball: Step & Roll
Super Smash Bros. Brawl
Tales of Symphonia: Dawn of the New World
The Legend of Zelda: Skyward Sword
The Legend of Zelda: Twilight Princess (Wii)
The Sims 3
Tomb Raider: Underworld
Transformers: Prime
Wall-E
Wii Fit
Worms: Battle Islands
Wreck-It Ralph
X-Men Destiny
Yu-Gi-Oh! 5D's: Duel Transer

Questões legais

Como já dissemos em determinada parte do texto, a Nintendo não enxerga com bons olhos a utilização dos emuladores e considera ilegal a extração da ROM de uma mídia física (mesmo que você a tenha comprado legalmente). Considerando este aspecto, é importante ter em mente que você poderá estar infringindo questões legais caso resolva seguir este tutorial.

Para obter mais esclarecimentos sobre esse assunto, recomendamos a leitura da página da Nintendo destinada à discussão desses assuntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INSTAGRAM FEED

@luukassiqueira