Para começar a entender esse assunto, primeiro devemos compreender como a internet faz para chegar até as nossas casas. Dependendo do tipo de conexão, o sinal que dá acesso aos seus sites favoritos pode chegar de diversas formas. O ADSL, cabo, satélite e rádio são as principais delas.
Longe de querer explicar o funcionamento detalhado de cada uma informação, é importante saber que todas trabalham de um modo diferente. Portanto, é natural que as intempéries do tempo tenham reflexos distintos em cada caso.
Os efeitos da chuva:
A maior parte da interferência da chuva na conexão com a internet afeta os meios que utilizam o ar para disseminar os pacotes de dados. Nesse caso, aqueles que se apoiam no uso do rádio e satélites para navegar nos sites e jogar games online são os que mais sofrem.
Os pingos de água, a umidade e as descargas elétricas presentes na atmosfera podem prejudicar a propagação das ondas até os provedores ou as casas. Dependendo da intensidade da chuva, esse impacto pode ser bastante acentuado e, por conta disso, os equipamentos receptores de sinal não conseguem manter uma conexão efetiva, minando a qualidade da internet que chega aos equipamentos.
Mas e nos caso dos cabos? A chuva pode prejudicar a internet daqueles que utilizam esse formato de conexão? Do ponto de vista operacional, dificilmente. Afinal, os cabos geralmente estão protegidos e são fortes o suficiente para resistirem a respingos d’água e até mesmo à umidade.
Entretanto, chuvas fortes podem prejudicar o fornecimento de energia, o que também acaba resultando na interrupção dos serviços de internet. Nesse caso, infelizmente, não há muito o que fazer. Cabe aos consumidores avisar as empresas para que o problema possa ser resolvido.
.....
E aí, gostou de saber como a chuva pode afetar a sua conexão com a internet? Agora, da próxima vez que a sua navegação estiver um pouco lenta ou o seu jogo não parar de cair, você sabe que a culpa pode ser do mau tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário